
Hoje estive a arranjar a bookshelf virtual do meu pequenote! Acho que está muito bonita, embora humilde. Será que o futuro vai ser assim? Será que cada um de nós terá a sua biblioteca virtual, podendo depois ler os seus livros no computador? Não consigo conceber assim o futuro, apesar de cada vez encontrar mais pessoas que aderem aos e-books e que repetem vezes sem conta que dessa forma será muito mais benéfico para o ambiente! Até poderá ser mas e as livrarias? E os odores? E a textura dos livros? Uma das coisas que mais gosto é precisamente cirandar pelos corredores estreitos de uma livraria repleto de objectos ricos em histórias e imagens. Pegar no livro, inspirar o seu perfume a novidade e folhear cada página lentamente. Procurar novos lugares, novas casas que podem albergar a chegada de novas histórias com capas bonitas ou feias, isso não interessa! E o que acontece a todo este universo que se calhar é indiferente aos olhos dos que não gostam do objecto físico - livro - nem apreciam perder o seu tempo nas livrarias, sejam elas dignas de se visitar pela sua antiguidade ou que estejam na moda?
2 comentários:
Sou a favor das novas tecnologias e normalmente adiro, agora os ebooks não me convencem. Não há nada que substitua o prazer de ter um livro na mão, de o folhear, de lhe sentir o peso. Acho que os ebooks não trazem perigo aos livros, um verdadeiro leitor prefere sempre a versão em papel! :o)
Obrigada pelo comentário, amiga bookcrosser. Pois realmente estou em total acordo contigo. É impossível, para um verdadeiro amante de livros, conceber tal "atrocidade". É que não há qualquer contacto com o livro físico e isso acaba sempre por me desmotivar a leitura.
Enviar um comentário